Teólogos Sem Fronteiras (TSF) é um ministério da Aliança Batista Mundial que reune Seminários que têm necessidades de professores a curto prazo e Convenções que precisam de pregadores como pessoas que estão preparadas e disponíveis para servir.

Ainda que TSF tenha começado entre os Batistas não se trata de uma ação exclusivamente Batista. Expressões de interesse e pedidos de ajuda chegam de pessoas e seminários representando diferentes áreas da igreja.

Visão emergente
Esta visão surgio da minha experiência quando comecei a principios de 2006 como professor voluntário no Seminário e como conferencista. Quando meu trabalho se fez conhecido recebi mais pedidos de ajuda do que podia aceitar, e vários deles eram em áreas fora da minha especialidade. Enquanto se discutia o tema, nós organizamos um grupo flexível de coordinação que pudesse funcionar como centro para revisão dos pedidos, e de várias maneiras foi possível ouvir ressoar o chamado “passa em Macedônia e ajuda-nos”. Um serviço de inter-conexão que possa relacionar especialistas de várias áreas que tenham o perfil teológico adecuado e un centro de recursos que prepare tanto aos professores visitantes como às instituições interessadas que os recebirão.

Quem está convocado?
A palavra “teólogo” ou “teóloga” é utilizada de maneira ampla para referir-se não somente àqueles/as que ensinam teologia num Seminário, mais também para aqueles pastores e laicos idôneos que têm prática e habilidade para ensinar sobre Deus, a Bíblia em uma variada linha de ministérios cristãos. Muitas petições estão chegando de lugares onde estão desesperados pela formação, assim que, uma formção principal em teologia chega a ser suficiente e não necessariamente uma pósgraduação ou um grau superior.

Esforços mútuos
Teólogos Sem Fronteiras está baseado no conceito bíblico de comunidade ou irmãndade por meio do qual experimentamos esforços e encorajamento mútuo. Docentes que ensinam num Seminário por uma semana ou um mês, ou expositores que pregram numa Conferência de Pastores que podem viajar por seus próprios recursos ou são pagos por seus Seminários, convenção ou igreja local. A responsabilidade da instituição solicitante é prover com os custos de alimentação e hospedagem.

Pequenos começos
Teólogos Sem Fronteiras –TSF iniciou de uma forma reduzida, tentando não criar expectativas de forma desnecessária. Pedidos de assistência chegaram de muitos países incluindo Nepal, Vietnam, India, Malasia, China, Sri Lanka, Indonesia, Myanmar, Tailandia, Bolivia e Sierra Leona. Muitos desses pedidos vem de regiões que não são favoráveis à fé cristã, por conseguinte a publicação de mais detalhes na página web resultaria imprudente.

Áreas de Pedidos e Dons Requeridos
Os pedidos são frequentemente abrangentes, ex. “pode ser um professor”, ou “queremos alguém com especialidade financeira para ajudar-nos com nossas contabilidades”, ou “pode alguém sentar-se conosco e ajudar-nos com uma adequada estratégia para treinar líderes eclesiais de nossa estado ou país?” É sempre mais simples responder a necessidades que são específicas, ex. “gostariamos de um pregador ou professor para entregar alguns estudos de Antigo Testamento em nossa Conferência Anual de Pastores”, ou “ por favor apresente uma série de seminários regionais (nestas datas) com o seguiente tema: Resolvendo Conflito na Igreja”.

Expresse seu interesse
Gradualmente as informações sobre os Teólogos Sem Fronteiras –TSF está expandindo, mas até aqui as expressões de interesse para oferecer ajudas chegam dos EEUU, Austrália, Nova Zelândia, Filipinas e Inglaterra. Estes teólogos sem fronteiras são professores de seminários, docentes e pastores aposentados, estudantes graduados competentes, pastores de igrejas, laicos e esposo e esposa no ministério combinado. Use o formato da Expressões de Interesse (sem fazer um compromisso definido) para que possamos saber seus pensamentos, dons e especialidade.

Resulta estimulante ver alguns Seminários animando ativamente a seus professores para incluir no seus Contratos de Trabalho um período de ensino e pregação regular a nivel internacional por um tempo de dois a cinco anos. Existe um amplo terreno para que professores façam visitas com seus estudantes (e pastores com membros de suas igrejas) transformando em uma valiosa experiência em equipe de ensino-aprendizagem em terreno. Isto apresenta valiosas oportunidades (melhor ainda se recebesse crédito no Seminário) para reflexões teológicas e para expor a missão inter-cultural.

Doações criativas
Alguns professores e pastores têm a especialidade e o tempo para servir, mas não o dinheiro, assim como outras pessoas e igrejas podem patrocinar-lhes com o pagamente de uma passagem aérea ou doando milhas aéreas.

Alguns batistas estão perguntando, antes que saiam a visitar de férias algúm país, “há alguma maneira em que possamos servir como voluntários?”. Por qué não combinar o turismo com algúm ministério cristão?

Inscreva-se na página web
Uma página Teólogos Sem Fronteiras –TSF se encontra na web para oferecer testimunhos de pessoas que já serviram, alguns pedidos actuais e um formulário através do qual as pessoas podem apresentar alguma expressão de interesse.

Propague a Palavra
Por favor nos ajude a difundir as informações sobre os Teólogos Sem Fronteiras –TSF, promovendo este ministério nos Seminários, convenções e igrejas, ou fazendo vínculos a nossa página web.

Dr Geoff Pound
Presidente do Comité Coordinador
Teólogos Sem Fronteiras –TSF
geoffpound@yahoo.com.au

Imagem: Foz do Iguaçu—maravilhoso, espantar-se, inspirar, magnífico.